terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Baú de Todas Nós. Desatem os Nós!





Olá! Esta foto é de um armário de cozinha de uma cliente. Substituí os pratos velhos, alguns quebrados nas bordas por este belo conjunto...no "baú".

Toda vez que vou à minha cidade passear e rever a família eu me lembro de uma tia mineira que passou pelas nossas vidas e deixou muitos ensinamentos. Sábia de natureza e mineirinha lá de dentro, ou seja, interior mesmo,seu legado me incentiva ao assunto de hoje. Vamos falar sobre todas as coisas que temos em casa, que são novas, estão guardadas em algum espaço e que poderiam perfeitamente estar em uso. 
Minha tia tinha um baú. A cunhada dela também. A irmã tinha um lindo. As sobrinhas se atropelavam por conquistar o seu próprio. Eu tenho uma teoria sobre isso: Lá, em Minas Gerais, quando alguma moça se preparava para casar a primeira coisa que lhe davam era um baú. Só pode! Todas tinham ou terão.
No baú, lindamente decorado e de couro legítimo, titia guardava todo presente que lhe davam, fosse o que fosse. Colchas, lençóis, toalhas de renda etc. Dizia que "quem guarda tem" ou "quando chegar uma visita teremos uns mimos pra apresentar". E deixava  pelos cômodos da casa tudo o que estava já em uso há bastante tempo. Às vezes eu achava tudo feio, sem graça e me perguntava a razão real para guardar tudo o que de melhor possuía. Na minha cabeça sempre existiu a idéia de que o "melhor" era para os de casa, pra ser desfrutado no hoje, agora. Merecidamente desfrutado. Por direito e por razão de ser.
Por isso meus melhores copos são usados diariamente; a colcha linda e recém comprada ou presenteada vai para a cama imediatamente; os pratos daquele aparelho lindo de jantar estão em uso; blusa nova? Opa, é pra hoje. 
E assim deve ser em todos os lares. O melhor sempre nos dará prazer e nós merecemos! 
Em toda casa que organizo retiro tudo das caixas, reponho toda louça e substituo copos. Já ví pessoas usando copos encardidos de plástico com a desculpa de que os outros quebram fácil e que por isso os guardam "para visitas". Ora, se são de vidro é para se quebrarem mesmo um dia. Se assim não fosse que seria das fábricas? E de nosso faro para novidades e mudanças? Copos plásticos são para crianças e bem pequenas. Por outro lado já ví também pessoas que reutilizam copos de requeijão com um bom gosto à toda prova. Fazem decoração nos mesmos, muitas vezes apenas umas pintinhas feitas com esmalte para unhas e ficam uma graça! Compõem jogos fantásticos com eles e assim ainda participam de reciclagem e economia. Tudo vale a pena. O que não vale mesmo é ter um baú somente para guardar coisas lindíssimas à espera de uma visita, seja ela quem for. Costumo dizer que em primeiro lugar ficam os donos da casa, os que a habitam de fato. À eles, tudo de bom. Quem chega desfruta deste bom gosto.E o baú, cá pra nós, faz uma bela decoração !!
Então, substituam as louças desencontradas pelas novas guardadas, cubram-se com as mantas que estão guardadas ainda em plásticos, sorriam ao se encantar com aquela colcha nova e bela em sua cama, numa manhã de domingo! 
Depois me falem se não valeu a pena!!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário