quarta-feira, 9 de maio de 2012

DICA: ORGANIZAR SAPATOS



O assunto não é novidade na blogsfera, porém sempre há algo que ainda não nos foi dito ou ensinado. Vou tentar fazer a diferença. Vamos juntas!

Primeiro é preciso separar todos os sapatos, sandálias, botas, rasteirinhas, tênis, enfim, botar a sapataria particular pra fora dos armários e redefinir  a necessidade de cada um. Esta é, também, a hora do desapego, minha amiga. Sem essa de " :um dia vai servir". Separe os de festa (porque um dia servem mesmo) e os outros vá redesenhando seus sonhos. Sem choradeira, separou, ensacou, doou. Simples assim.
Jamais guarde em caixas de papelão pois elas aceleram o processo de umidade, proliferação de fungos; em outros casos ressecam os calçados e sem falar que ficam todos escondidos; não dá pra visualizar o que está lá dentro.
Outra coisa: SEMPRE higienizar os calçados antes de guardar e os mesmos deverão estar secos.
Feita a triagem, visualize o espaço destinado aos pisantes. Há várias opções e tudo depende do que você dispõe, do seu espaço, seu armário, enfim, seu cantinho. 
Apesar de existir fotos e declarações contrárias por aí, NÃO É correto organizar os calçados com a parte de trás voltada para frente do local que os abriga. O certo é que formem uma vitrine mesmo, ou seja, a frente voltada para fora ou, no máximo, de lado. A ordem é separar por afinidade e côr. Geralmente, na parte baixa e mais espaçosa, ficam as botas que devem ser guardadas de pé, lado a lado e com enchimento para não deformarem; pode ser com uma cartolina enrolada, radiografias descartadas enroladas ou papelão. Também na parte mais baixa, seguem as rasteirinhas, os tênis e afins. Caso a prateleira seja de largura menor, vá subindo de acôrdo com os tipos de calçados. Ou seja, de baixo para cima, há uma definição mais ou menos assim:

_ Botas e mules;
_ Tênis e afins + rasteirinhas (que podem ser agrupadas em caixas plásticas transparentes e sem tampa);
_ Sandálias tipo anabela e plataformas+pep toes;
_ Sapatos fechados tipo scarpin ou chanel;
_ Sapatos semi-abertos;
_ Sandálias de salto médio e alto;
_ Sandálias sociais refinadas.

Não constitui regra esta lista quando o espaço não está definido ou é insuficiente. Neste último caso, minha amiga, junte-se às milhares de outras e conforme-se. O jeito é organizar no lado a lado e misturar um pouco.
Prefiro, às vezes, a organização "pé-ante-pé"quando o espaço é pequeno ou estreito. Isto significa que um pé do calçado fica virado para frente e outro para trás ou, como considero certo, um pé mais à frente do outro, encaixando a frente de um na curva do outro. Não fica "maravilhoso"mas certamente organizado. O ideal é que nenhum par fique escondido. Assim, o risco de o esquecer é nulo e tem uma ampla visão das possibilidades quando se procura este importante complemento do vestuário.
No mercado há infinidade de apetrechos que ajudam(ou atrapalham) na hora de organizar sapatos. Importante é descobrir o que melhor lhe satisfaz sem esquecer de priorizar a praticidade e funcionalidade. Caixas com visor, fotos dos sapatos no lado de fora das caixas,sacos de TNT, sapateiras suspensas, tudo é válido se a pessoa dispõe de espaço, paciência e tempo na hora de buscar um par e, sobretudo, grana pra estes investimentos.
Estima-se que, em média, cada pessoa possui no mínimo vinte pares de calçados. Considero balela esta estimativa. Olhe os seus próprios, as fotos que separei para ilustrar a matéria e depois me conte se realmente é assim.
Qualquer dificuldade já sabem: Me chamem. Organizo tudo!!

Beijos.
Cris.









Nenhum comentário:

Postar um comentário