terça-feira, 24 de julho de 2012

É DIA DE LIMPAR A GELADEIRA




Considerada uma das tarefas que mais toma tempo na cozinha, a limpeza da geladeira não precisa ser complicada. Pra animar um tantinho, vejamos estas fotos de geladeiras. Belas por fora, precisam cumprir sua função e estar impecáveis por dentro. A primeira é minha e a segunda é de uma cliente, mas a arte vem desta moça:http://fabianakaled.blogspot.com.br/2011/12/novidades.html



Estas são “frost free”, o que dispensa o degelo manual. Contudo, é preciso esvaziar o freezer e proceder a limpeza em primeira etapa.
Para limpeza da geladeira, vamos precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Papel-toalha;
  • Esponja macia (guardar somente para este fim);
  • Pano limpo, úmido e macio;
  • Pano macio e sêco.
Então, primeiro esvazie a geladeira e conforme for retirando os itens de dentro, vá limpando-os e reservando em local seco. Este é o momento de reavaliar tudo o que está dentro da geladeira. Veja a validade, o tempo que está ali etc. Retire as peças com cuidado e vá lavando com esponja macia e detergente neutro. Ou aquele sabão pastoso neutro.Caso a sua pia seja pequena para isto, pode utilizar o tanque desde que esteja livre e limpo. Se puder,vá secando logo e deixe em local seguro. Com a geladeira vazia, passe papel-toalha por dentro em toda superfície. Eu explico: O papel retira todo resíduo que esteja por lá e que, fatalmente, iria grudar na esponja. Daí pra ser espalhado é um pulo. Digo isto, claro, guardando as devidas proporções, porque já vi de tudo em geladeiras por onde passei. Acreditem: Quem tem cachorrinho em casa, fatalmente algum pelo vai parar na geladeira algum dia. Ou em todos. Sem falar outras coisas, mas deixa pra lá.
Assim, logo que passar o papel-toalha, umedeça a esponja (parte macia), vá salpicando o bicarbonato e passe por dentro da geladeira. Em toda parte. O bicarbonato de sódio faz as vezes de saponáceo, só que muito mais delicado, sem cheiro e fácil de retirar. Não arranha nada e depois é só passar o pano úmido e em seguida o seco. Pronto. Recoloque as peças, harmonize os alimentos que irão retornar e não esqueça a disposição dos mesmos lá dentro.
DICA: Nas farmácias, o bicarbonato sai mais em conta e vem em pote maior. Sugiro colocá-lo num daqueles potes plásticos para sal e que já vem com os furinhos. Assim, na hora de salpicar na esponja fica muito mais tranquilo, na quantidade certa e preservando a lambança pelo chão. Não esqueça de etiquetar este potinho, senão vão usar como sal.
Muito menos complicado, não é?
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário