domingo, 11 de novembro de 2012

ORGANIZANDO DOCUMENTOS PESSOAIS - PARTE 1



             
Não é um trabalho rápido e exige, além de paciência, muito desapego. 
A gente vai recebendo, pagando, presenteando e sendo presentada, manda e recebe papel o tempo todo. Na correria do dia-a-dia vamos colocando tudo em uma gaveta, pasta qualquer, armário de todos os cantos. Uma hora precisamos parar, respirar fundo e pôr fim a esta desordem. E, vai por mim, chegará o momento em que aquele documento será super necessário e a busca por ele levará o estresse pro alto da montanha. Calma, eu lhe darei umas dicas.

Primeira coisa a fazer é separar, a grosso modo mesmo, o "joio do trigo". Contas mensais de um lado, notas fiscais de outro, documentos pessoais de um outro e assim por diante. Coloque cada montinho destes em um saco plástico, daqueles de pasta catálogo. É neste momento que você vai descartar o que é lixo mesmo. 

CUIDADO: Leia primeiro, veja se realmente é lixo. Uma vez picotado e jogado fora, ele não retorna.

Vamos definir  a forma de seu arquivo. Pode ser caixa, pastas plásticas, pasta catálogo ou outros de sua preferência. Vou fazendo a postagem de acôrdo com o que eu utilizo quando trabalho com isto e para minha casa. Pasta suspensa funciona bem em escritório ou se você tem poucos documentos, pois ela logo ficará lotada e fará um grande volume a aquisição de muitas delas. Se tiver espaço, vá em frente. Se não, pé no freio. As caixas de arquivo ( plástico ou papelão ) também são aconselháveis somente para escritórios ou firmas de grande movimento de papel. O manuseio constante as danifica e além do mais, para residências elas se tornam pesadas e ficará doloroso obter qualquer documento que se precise dalí.


Este é super bacana se você tem escritório em casa ( home office). 
                             

Etiquetas, por gentileza. Destas não abro mão. Sinalizar é super importante pra facilitar sua rotina e a dos outros membros da família que compartilham documentos comuns. Já para documentos pessoais separe uma pasta para cada um da casa. Eu tenho uma etiquetadora, mas você pode utilizar as de papel comum ou as que imprimem em computador. Pro meu trabalho, a etiquetadora é mais fácil, rápido. Existem muitos tipos de etiquetadora e cada uma mais compacta que a outra. Esta é a minha:


Vamos por partes agora que a coisa é extensa. A gente quer fazer tudo bem feito,né. Então calma aí.

1- Depois que separou os papéis por assunto, veja de quantas pastas irá precisar. Ou caixas, se você preferir mesmo. Escolha, no caso de pasta, as de 5(cinco) cm ou 6(seis); elas abrigam mais de um ano de papéis e isso significa economia de espaço e dinheiro(das pastas). Seja monocromático se quiser um visual moderno e menos poluente. Eu prefiro brancas opacas ou transparentes. Até cinza é bacana. Se optar por cores, pode sair mais caro porque ao invés de comprar em atacado(pacote com 6), vai pagar por unidade. O pacote é monocromático.



DICA: Monte as pastas do lado avesso, as "ondas"para dentro. Assim, as etiquetas aderem melhor.


2- Adquira uma quantidade razoável de plásticos soltos, os de pasta -catálogo.
3- Adquira uma ou duas pastas-catálogo.

Continua no próximo.

Beijos.


8 comentários:

  1. Muito legal, Cris! As dicas são ótimas. Só me falta coragem pra arregaçar as mangas e começar...

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Izilda, já dizia o Dr. Lair Ribeiro: "Arrumar, organizar as coisas só depende de começar".

      Tem cliente que, qdo começo, junta-se a mim e toma um gosto danado por tudo,rsrs.

      Obrigada por vir aqui.

      Bjos.

      Excluir
  2. Izilda faço minhas as suas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, eu entendo vocês. Sinto o mesmo em relação a cozinhar,rsrsrs. Definitivamente, não curto, não sinto ânimo. Mas tente porque organizar papel é muito importante e evita dor de cabeça.
      Obrigada por vir tbm.

      Bjos.

      Excluir
  3. Vou já passar o link do seu blog para a minha filha. Nunca vi ninguém "guardar" tantos papéis inúteis e nunca saber aonde os úteis se encontram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anhuska,às vezes a vida é tão corrida que nos vemos sem tempo pra esta parte da organização. Só lembramos qdo precisamos de algum papel, documento. Passa pra ela sim, fico feliz em ajudar.

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu sempre fui organizadíssima e a família inteira adorou, durante anos, gozar a minha cara, chamando-me de "A rainha das pastas e das etiquetas". Um belo dia,... cansei! Com toda a sinceridade: já passei muito estresse nos últimos dois anos pela falta de organização e isso faz mal até à saúde. Estou tentando voltar a ser o que eu já fui, pois fazia um bem tremendo à minha cuca e achava qualquer papel em questão de segundos. Suas dicas são ótimas, Cris! Grata! Uma beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Oh que bueno tener todo organizado y en carpetas de distintos colores ya que así uno pierde menos tiempo

    ResponderExcluir